Poker Style - Poker Brasil

sexta-feira, julho 21, 2006

Padrão de apostas: Revelando a mão do oponente


Os padrões de aposta são a melhor maneira de ler o oponente no poker on-line e se caso você souber determinar corretamente contra que tipo de jogador está jogando você conseguirá retirar todo o mistério de sua mão.

Montando o quebra-cabeças
Você deve juntar as peças para montar os padrões de aposta de um jogador. Você deve determinar que tipo de jogador ele é antes de começar a aplicar os testes de aposta padrão.

A melhor maneira de juntar as peças é ir devagar no começo, nas primeiras mãos veja quais cartas os jogadores seguram e se mantém até o final. Apenas analise a maneira que eles apostam e tente fazer a previsão da mão.

Existem vario tipos de padrão de apostas que se aplicam à maioria dos jogadores mas o principal é você determinar os padrões típicos de cada oponente. Alguns exemplos de aposta padrão:

CALL, CHECK-CALL, RAISE
Isto depende muito do flop más é típico de quem tinha uma mão que no flop ficou com queda para flush, seqüência ou par baixo no flop que fez trinca, flush ou seqüência no turn, caso você não tenha uma mão muito boa abandone.

RAISE, BET, CHECK
Isto quase sempre é uma mão AK ou AQ que não acertou o flop neste caso de raise no turn e caso seja chamando e não venha A no river de raise novamente.

Os padrões dependem de jogador para jogador por isso é bom sempre saber com que tipo de jogador está jogando.

quarta-feira, julho 19, 2006

Sistemas de zonas de Dan Harrington

Sistemas de zonas de Dan Harrington

Este sistema divide um torneio de poker em 5 zonas baseado na quantidade de fichas(stack) do jogador em relação às blinds e antes. Para cada zona deve-se adotar uma estratégia de jogo diferente.

A divisão de suas fichas pela soma das blinds e antes resultara em seu “M”.

Por exemplo: Você tem 3000 fichas e as blinds são 200/100 (as antes ainda não estão sendo cobradas). Nesta situação você teria um M igual à 10.

Com funcionam as zonas:

The Green Zone (zona verde): M igual ou maior que 20
Esta é uma zona de conforto onde você pode jogar o estilo que você mais se identifica utilizando todos os tipos de estratégias. Nesta zona você deve tentar ir subindo sua quantidade de fichas mas também deve se preocupar em protegê-las.

The Yellow Zone (zona amarela): M entre 10 e 20
Nesta zona você não pode ser demasiadamente seguro por muito tempo por que as blinds e antes já estão começando a machucar seu stack. Assim neste momento você deve tentar jogar um número maior de mão e aceitar correr um pouco mais de risco para tentar subir de zona. Nesta zona não é aconselhável jogar pares baixos e conectores baixos por causa do pot odds. Você deve ter um M maior para estás mãos sejam lucrativas.

The Orange Zone (zona laranja): M entre 6 e 10
Nesta zona você não deve tentar jogadas mirabolantes ou movimentos avançados. Por exemplo você não deve esperar alguém dar raise para dar re-raise pois você não tem fichas suficientes para fazer com que o adversário abandone a mão.
Nesta zona você deve ser o primeiro a apostar a não ser que tenha (AA,KK,QQ,AK)
Você deve tentar preservar suas fichas diante de um movimento de all-in. Você só deve entrar de allin em uma mão se você for o big-blind e sentir que um jogador está tentando roubar as blinds. Nesta zona você não deve jogar mão marginais quando estiver nos blinds nem pagar com prospectos de flush e seqüência.

The Red Zone (zona vermelha): M entre 1 e 5
Nesta zona seu único movimento é basicamente o All-in. Por caso você faça uma aposta pequena você já estará pot committed (comprometido com o pote) ou seja não largará mais a mão. No caso de um M menor que 3 tenha certeza que será chamado. Agora pares baixos e conectores baixos devem ser jogados mas sempre entrando de all-in para tentar roubar algumas blinds e subir de zona. Nesta zona você precisa ter um pouco de sorte tanto para ganhar quando for chamado quanto para ser chamado quando tiver uma mão muito boa.
Nesta zona você deve ir all-in nas ultimas posições com qualquer mão pares 22-AA, AK,AQ,AJ,AT,KQ,KJ, conectores do mesmo naipe e conectores de naipes diferentes acima de 9-8 desde que não tenha raises antes de você.


The Dead Zone (zona da morte): M igual ou menor que 1
Se você está nesta zona é porque cometeu algum erro pois não foi all-in na zona vermelha ou perdeu um all-in para alguém que tinha quase a mesma quantidade de fichas que você.
Nesta zona você precisará de muita sorte pois você será chamado sempre, aqui você deve tentar jogar com qualquer mão decente principalmente se tiver poucos jogadores para que sua probabilidade aumente um pouco.